A travessia

A travessia pode ser feita em qualquer tempo, desde que agendada previamente e com toda a documentação (exigida no regulamento) apresentada pelo menos com um mês de antecedência. Os agendamentos devem ser feitos através dos contatos constantes nesse site. O feito principal será sempre individual e dará direito a um Certificado Oficial, mas existem as opções de equipes como: quintetos, quartetos, trios e duplas, que também terão suas conquistas registradas.

O PERCURSO

O sentido da travessia será definido sempre até 48hs antes do dia marcado e dependerá da condição do mar. Caberá a organização essa definição podendo ser sentido ilha – continente ou vice versa.

REGULAMENTO

TRAVESSIA

– A Travessia acontecerá a qualquer tempo, desde que agendada previamente e com uma janela de 3 dias de espera por questão de segurança. O dia e o sentido da travessia (Ilha – continente ou vice versa) serão definidos com 48hs de antecedência e de acordo com a condição do mar. Todas as informações e atualizações estarão no site oficial da travessia:

– A travessia tem as seguintes categorias:
* Revezamento por Equipes de 5 nadadores.
* Revezamento por Equipes de 4 nadadores.
* Revezamento por Equipes de 3 nadadores.
* Revezamento por Equipes de 2 nadadores.
* Travessia individual de 25km.

– Cada equipe e/ou nadador individual deverá ter uma equipe de apoio com pelo menos 1 barco onde estará o fiscal de percurso. Poderão ser formados grupos de até 5 nadadores individuais para 1 equipe de apoio contanto que nadem juntos até pelo menos 2.000 metros do ponto de chegada (o nadador que se afastar do grupo será retirado da água).

– Por motivo de segurança não será permitido a nenhum nadador individual, nadador de equipe ou grupo de nadadores que nadem a uma distância maior que 50 metros de seu barco de apoio até pelo menos 2.000 metros do ponto de chegada.
– Todo nadador para se inscrever, deverá avisar a organização de seu interesse em realizar a travessia, com pelo menos 60 dias de antecedência, através de carta ou e-mail. Deve também apresentar Ficha de Inscrição preenchida e assinada (fornecida pela organização) e um atestado médico com pelo menos 6 meses informando sua aptidão física para a travessia estabelecida. No caso de travessia individual (25km) o nadador deverá também apresentar um comprovante de já ter concluído uma prova similar com pelo menos 70% da metragem estabelecida, ou um ofício com firma reconhecida em cartório, justificando a falta de algum dos itens acima e com uma declaração que concorda com os termos do regulamento, sendo esses itens obrigatórios para confirmação da inscrição.
– Levando em conta que essa travessia requer muito esforço físico assim como uma grande exposição a elementos externos, o organizador não se responsabiliza por qualquer acidente que por ventura aconteça durante a travessia e que não se impute ao organizador qualquer responsabilidade por seguro (de vida, de acidente ou de propriedade) que será de total responsabilidade do nadador.
– A embarcação de apoio deverá estar devidamente regularizada perante os órgãos competentes e seu condutor devidamente habilitado, sendo esse que após consulta sobre os detalhes da travessia tomará a decisão final sobre a possibilidade de realizar a mesma com segurança.
– Tanto nadadores como acompanhantes e tripulação, deverão estar com documentos de identidades dentro da embarcação.
– Não serão permitidos menores de 18 anos completos na travessia, tanto nadando como no apoio.
– O tempo limite para conclusão da travessia será de 9 horas, após esse limite o nadador poderá ser recolhido da água.
– O sentido da travessia (ilha-continente ou continente-ilha) será definido em até 48hs antes da largada.
– Os atletas inscritos terão que obrigatoriamente seguir todas as regras, normas e instruções determinadas sobre a travessia pelo Árbitro Geral do evento que será representado pelo fiscal de percurso dentro da embarcação, sob-risco de cancelamento da travessia e retorno a base de operações. Todas as dúvidas deverão ser sanadas nos dias anteriores a travessia, pois não caberá recurso quanto as providências do Árbitro Geral.
– Hidratação e alimentação serão por conta dos nadadores.
– Serão 4 homologações distintas para a travessia individual 25km: No sentido Ilha – Continente ou vice versa e com ou sem trajes. No caso de sem trajes, a exigência é bermuda ou sunga para homens e maiô ou biquíni para as mulheres.
– Durante o percurso enquanto estiver dentro d’água, o nadador não poderá fazer uso das embarcações para descansar mesmo quando da alimentação e hidratação.
– Não existe tempo ou metragem obrigatória para cada membro de equipe, a única obrigação e ter sempre pelo menos 1 nadador na água. O nadador só pode subir ao barco quando da transição no caso de revezamento e após a entrada na água do próximo nadador. Qualquer outra subida ao barco caracteriza desistência.
– A participação é aberta somente a atletas experientes e treinados. Todos os atletas regularmente inscritos são considerados conhecedores do presente regulamento.

INSCRIÇÃO

– Todo nadador para se inscrever na travessia deverá apresentar além da Ficha de Inscrição preenchida e assinada e um atestado médico informando sua aptidão física para a travessia estabelecida. No caso de travessia individual (25km) o nadador deverá também apresentar um comprovante de já ter concluído uma prova similar com pelo menos 70% da metragem estabelecida, ou um ofício com firma reconhecida em cartório, justificando a falta de algum dos itens acima e com uma declaração que concorda com os termos do regulamento, sendo esses itens obrigatórios para confirmação da inscrição.
– A inscrição deverá ser paga até 30 dias antes da travessia e o valor será obtido através do e-mail contato@travessiailhadoarvoredo.com.br .
– Toda a documentação exigida deve ser apresentada para a organização até no máximo 30 dias antes da travessia.
– O valor da inscrição não será devolvido em caso de desistência, não comparecimento do nadador ou equipe e no caso de falta total ou parcial de documentos exigidos pela organização. Também não poderá ser transferido para outra prova.
– No valor da inscrição estarão incluídos; embarcação, condutor, fiscal de percurso e homologação. Em caso do nadador ou equipe possuir embarcação própria, deverá informar a organização no ato da inscrição para a devida atualização de valores.

HOMOLOGAÇÃO

– Todo nadador individual ou membro de equipes, que finalizarem a travessia, receberão um Troféu Oficial de finisher.
– Todo nadador individual que finalizar a travessia terá seu nome e tempo registrados oficialmente no site do organizador, além de receber um Certificado Oficial com os dados do feito.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search